Dia 19 de fevereiro de 2019 começam
a ser transmitidos pela Rádio Miúdos (www.radiomiudos.pt) os tempos de antena produzidos por alunos de várias escolas. Irão para o ar às 9h45, 13h45 e 20h15, de segunda a
sexta-feira, podendo assim ser ouvidos na sala de aula ou em casa. Serão
repetidos aos fins-de-semana, às 6 da tarde, em compacto. A transmissão será
suspensa durante a interrupção letiva do Carnaval, e retomada a 7 de março
19 de fevereiro de 2019
14 de fevereiro de 2019
Exposição "Uma aventura literária... 2019"
No âmbito da participação da escola E. B. 1/JI Major David
Neto no concurso “Uma aventura literária…2019”, a biblioteca escolar organizou
uma exposição com fotocópias dos trabalhos dos alunos de 1.º, 2.º e 3.º anos
enviados.
Esta exposição encontra-se à entrada da biblioteca escolar.
Esperamos pela vossa visita.
My favorite friend is you!
“My favorite friend is you!” é uma atividade dinamizada pela
professora de inglês Célia Guerreiro com as turmas de 3.º e 4.º ano.
Os alunos interessados em participar devem escrever a sua
mensagem na folha fornecida pela professora de inglês e depois colocá-la dentro
da caixa que se encontra na biblioteca escolar da escola E.B.1/JI Major David
Neto.
Do you want
to be y Valentine?
1 de fevereiro de 2019
Texto puzzle
A atividade “Texto puzzle” indicada no Roteiro
para uso da biblioteca escolar: escolas do primeiro ciclo do ensino básico e
jardins-de-infância (p. 32) foi
desenvolvida em janeiro de 2019 pela biblioteca escolar da escola E. B. 1/JI
Major David Neto com a turma do 2.º E, em colaboração com a professora Sónia
Brito.
As obras escolhidas foram:
Miúdos a votos: Quais os livros mais fixes?
O projeto “Miúdos a votos: Quais os livros
mais fixes?” está a ser desenvolvido pela biblioteca escolar da escola E.
B. 1/JI Major David Neto com a turma do 4.º C, em colaboração com o professor
José Augusto.
Neste link, encontra-se as listas dos livros nomeados: http://visao.sapo. pt/visaojunior/ iniciativasescolas/miudos-a- votos/2018-12-05-Miudos-a- Votos-ja-temos-os-candidatos
Na biblioteca escolar temos uma exposição com os
títulos dos livros existentes e que podem ser consultados por todos os alunos
da escola.
Concurso "Momentos de Leitura" 2018/2019
A 2.ª fase do Concurso “Momentos de leitura” realizar-se-á
no dia 19/2/2019, pelas 14h 30 na biblioteca escolar da escola E. B. 1/JI Major
David Neto.
18 de dezembro de 2018
31 de outubro de 2018
30 de outubro de 2018
Sugestões de leitura
Nesta época em que se comemora o Halloween, a biblioteca escolar sugere a escolha de um dos seguintes livros que se encontram em exposição…
23 de outubro de 2018
Quartas de poesia - Convite
Ex. mo/a senhor/a
encarregado/a de educação
Venho por este meio convidar
V.ª Ex.ª para participar na atividade Quartas de poesia. Esta iniciativa consiste em
apenas 5 minutos de leitura de poesia/prosa às quartas-feiras, quinzenalmente,
nas salas de aula, no início das aulas das 11h, realizada por
voluntários da comunidade escolar.
A
performance terá no máximo 5 minutos, e inclui unicamente o título da obra, a
leitura integral/excerto, e o nome do autor. Não há lugar para apresentação do
intérprete ou análise/discussão da obra - o objetivo é proporcionar a fruição
estética, de uma forma continuada, como estratégia de promoção da leitura.
O primeiro encontro
destinado à organização da atividade com os voluntários terá lugar no dia 24
de outubro de 2018, pelas 11h na biblioteca
escolar da
escola EB1/JI Major David Neto. Caso
não possa colaborar, outro elemento da família do/a aluno/a poderá fazê-lo.
Muito grata pela vossa atenção
A professora bibliotecária
Maria Isabel Matias
13 de setembro de 2018
12 de junho de 2018
Exposição "A brincar também se aprende"
Os trabalhos dos alunos da turma 3.º B realizados no âmbito da atividade "Aprender com a biblioteca escolar" encontram-se em exposição na biblioteca escolar.
Vem visitá-los...
Vem visitá-los...
4 de junho de 2018
A brincar também se aprende - Joana 3.º B
A ida à Biblioteca
No dia vinte e oito de maio eu e a
minha turma, a turma B, fomos à Biblioteca da nossa escola.
Lá fizemos uma atividade de
pesquisa que tem o nome “A brincar também se aprende”.
A nossa professora dividiu-nos em
grupos de três alunos e um de quatro alunos porque não dava para fazer só de três,
porque um colega faltou.
Cada grupo tinha uma pergunta para
responder numa folha branca. Tínhamos de pesquisar a resposta nos livros, mas o
melhor é que a professora Isabel tinha-nos explicado tudo. A professora Isabel
também nos deu um papel a dizer onde devíamos pesquisar. Eu e o meu grupo
tínhamos a seguinte pergunta: “Por que motivo o sangue tem a cor vermelha?”. No
papel que a professora me deu, dizia para procurarmos um livro do corpo humano.
O título do livro era “Eu e o teu corpo”. O meu grupo entregou a resposta em
segundo lugar.
Nós estávamos empolgados para saber
quem ganhou, mas a professora Isabel disse que iam anunciar os resultados na
próxima segunda-feira, dia 4 de junho.
Esta foi a nossa ida à biblioteca.
Joana
3.º B
A brincar também se aprende - Margarida Pedro 3ªB
Uma ida à biblioteca
Durante esta tarde, a turma do 3.ºB realizou uma visita à
biblioteca da escola.
Os alunos de 8 e 9 anos mostraram muito interesse em perceber
como funciona a biblioteca.
Em resposta às perguntas colocadas, foi explicada toda a
organização dos livros por temas. Em entrevista à aluna Margarida Pedro, a
mesma afirma que agora já sabe como tudo funciona, sabendo até que a cada tema
corresponde uma cor.
Foram feitas muitas perguntas, e todos tiveram a sua resposta.
Numa tarde muito divertida e onde se aprendeu muito, todos
ficaram com um sorriso na cara!
Margarida Pedro
3.º B
A brincar também se aprende Matilde Tenil 3.ºB
Atividade na Biblioteca
Hoje, dia 28 de maio de 2018 realizamos uma atividade na
Biblioteca da escola. A atividade foi organizada pela matéria de Estudo do
Meio.
Esta atividade consistiu em perguntas feitas pela professora
Cristina e pistas de onde se podia encontrar os respetivos livros que no caso
tinha um número, por exemplo o meu era “ 5AST DUP “, e essas pistas foi a
professora Isabel que fez.
No final, eu e as minhas colegas vimos os livros e
descobrimos a resposta à nossa pergunta.
Por fim, entregamos a folha à professora Cristina e na
próxima segunda-feira vamos ver se a resposta que cada grupo deu, está certa ou
errada.
Em princípio, as respostas de todos devem estar certas e se
não tiverem certas é porque procuraram mal.
Matilde Tenil
3.º B
A brincar também se aprende - Constantino 3.º B
A ida à biblioteca
Hoje eu fui à biblioteca da escola, com a minha professora e
com os meus colegas.
Foi no dia 28 de maio de 2018.
Lá estava outra professora chamada Isabel, ela faz tudo
relacionado com a biblioteca.
A professora Isabel explicou como procurar livros.
Depois a professora Isabel deu papéis e um cartão com uma
pergunta, todas diferentes para pesquisar em grupos de três.
Era para consultar três livros, cada um procurava um livro e
escrevia.
A seguir de terminar iam entregar, e quem acabasse primeiro e
tudo bem feito ganhava uma coisa.
A professora Isabel disse para fazermos um desenho
relacionado com a ida à biblioteca.
Constantino
3.º B
30 de maio de 2018
Dia Mundial da Criança 2018 - Um presente para as tuas férias
No próximo dia 1 de junho de 2018 irá decorrer na biblioteca escolar da Escola E. B. 1/JI Major David Neto a atividade "Um presente para as tuas férias", destinada aos alunos do pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico.
Esta é uma oportunidade dos alunos receberem um livro para lerem nas férias que se aproximam.
Estes livros foram oferecidos à biblioteca escolar por diversos utilizadores.
A professora bibliotecária
Maria Isabel Matias
Esta é uma oportunidade dos alunos receberem um livro para lerem nas férias que se aproximam.
Estes livros foram oferecidos à biblioteca escolar por diversos utilizadores.
A professora bibliotecária
Maria Isabel Matias
16 de fevereiro de 2017
Espelhos de leitura - 4.º C
No dia 15/2/2017, pelas 14h,
realizámos o concurso “Espelhos de Leitura” com a turma 4.º C. A esta sessão
assistiu a coordenadora interconcelhia das bibliotecas escolares, professora
Paula Correia.
Os alunos leram, previamente, em
conjunto com um adulto convidado por si a obra “Aventuras da Engrácia” de Maria
Alberta Menéres.
Nesta sessão, as equipas
responderam a 10 questões lidas em voz alta pelos colegas da turma.
As pontuações foram:
- Daniela e tia - 10 pontos;
- Lourenço e mãe - 9 pontos;
- André e mãe - 9 pontos;
- Maria e pai – 8 pontos.
Um agradecimento muito especial aos
familiares dos alunos que participaram e à professora Tânia Rijo que aceitou
este desafio da biblioteca escolar.
Espelhos de Leitura - 4.º D
No dia 14/2/2017, pelas 11h,
realizámos o concurso “Espelhos de Leitura” com a turma 4.º D. Os alunos leram
em conjunto com um adulto convidado por si a obra “Aventuras da Engrácia” de
Maria Alberta Menéres.
Nesta sessão, as equipas
responderam a 10 questões lidas em voz alta pelos colegas da turma.
As pontuações foram:
- Bernardo e mãe - 10 pontos;
- Ilda e mãe - 9 pontos;
- Aléxia e mãe - 7 pontos;
Um agradecimento muito especial aos
familiares dos alunos que participaram e à professora Tânia Rijo que aceitou
este desafio da biblioteca escolar.
Espelhos de Leituras - turma 4.º F
No dia 9/2/2017, pelas 11h,
realizámos o concurso “Espelhos de Leitura” com a turma 4.º F. Os alunos leram
em conjunto com um adulto convidado por si a obra “Aventuras da Engrácia” de
Maria Alberta Menéres.
Nesta sessão, as equipas
responderam a 10 questões lidas em voz alta pelos colegas da turma.
As pontuações foram:
- Diogo e mãe - 9 pontos;
- Afonso e pai - 9 pontos;
- Laura e mãe - 8 pontos;
Aqui fica um agradecimento muito especial
a estes familiares que participaram e à professora Tânia Rijo que aceitou este
desafio da biblioteca escolar.
15 de fevereiro de 2017
História "O cientista malvado" elaborada pela turma 3.º A
Olá turma 3.º A,
Aqui está a vossa história digital, construída com recurso ao Storybird.
Para ler, basta clicar na seguinte hiperligação
Boas leituras e parabéns pelo vosso trabalho
Com um beijinho
"Quem és tu na web"- turma 4.º C
Desenvolvemos a atividade “Quem és tu na web” em articulação com a
professora titular da turma 4.º C, Mónica Matos. Na primeira sessão promovemos
um debate sobre os riscos e normas de utilização dos media e comunicação online.
Decorrente da discussão do grupo turma, elaborámos o seguinte cartaz colectivo com
as regras de conduta e segurança na Internet .
"Quem és tu na web" - turma 4.º B
Desenvolvemos a atividade “Quem és tu na web” em articulação com a
professora titular da turma 4.º B, Florbela Guerreiro. Na primeira sessão
promovemos um debate sobre os riscos e normas de utilização dos media e
comunicação online. Decorrente da discussão do grupo turma, elaborámos o
seguinte cartaz colectivo com as regras de conduta e segurança na Internet .
História "O espantalho" da turma 3.º C
Olá turma 3.º C,
Aqui está a vossa história digital, construída com recurso ao Storybird.
Para ler, basta clicar na seguinte hiperligação
Boas leituras e parabéns pelo vosso trabalho
Com um beijinho
A professora bibliotecária
M.ª Isabel Matias
14 de fevereiro de 2017
Sessão de leitura com Estela Belchior
No dia 1 de fevereiro de 2017, pelas 15h, realizou-se uma sessão de leitura
em voz alta com a sr.ª Estela Belchior, mãe do aluno Tiago Cristino, da turma
1.º C. Esta mãe aceitou o pedido de colaboração da biblioteca escolar e veio contar
a história “Um lobo culto” de Becky Bloom e Pascal Biet à turma do seu filho. Também
partilhou os hábitos de leitura que tem vindo a desenvolver.
Todos os alunos da turma 1.º C assistiram acompanhados da professora Olívia
Pereira.
A professora bibliotecária
M.ª Isabel MatiasSessão de leitura com Ana Patrícia Ramos
No dia 1 de fevereiro de 2017, pelas 11h, realizou-se uma sessão de leitura
em voz alta com a sr.ª Ana Patrícia Ramos, mãe da aluna Clara Ramos Paulino, da
turma 1.º D. Esta mãe aceitou o pedido de colaboração da biblioteca escolar e
veio contar a história “A fada dos dentes” à turma da sua filha. Trouxe também
alguns dos livros que a Clara tem em
casa e que gosta especialmente para mostrar aos colegas.
Todos os alunos da turma 1.º D assistiram acompanhados da professora Telma
Costa.
A professora bibliotecária
M.ª Isabel MatiasSessão de leitura com Julieta Melo
No dia 27 de janeiro de 2017, pelas 11h, realizou-se uma sessão de leitura
em voz alta com a sr.ª Julieta Melo, tia do aluno Tiago Silva, da turma 1.º B.
Esta tia aceitou o pedido de colaboração da biblioteca escolar e veio contar a
história “Rei Leão” à turma do seu sobrinho.
Todos os alunos da turma 1.º B assistiram acompanhados da professora
Manuela Potêncio.
A professora bibliotecária
M.ª Isabel Matias
Subscrever:
Mensagens (Atom)















