27 de junho de 2026

Diagnóstico da Fluência Leitora – Turmas do 2.º ano – 2026

Nos dias 18 e 19 de junho de 2026, os alunos das cinco turmas do 2.º ano de escolaridade participaram no Diagnóstico da Fluência Leitora.

A avaliação foi realizada individualmente pelas cinco professoras titulares de turma. Enquanto cada aluno realizava o seu diagnóstico, os restantes colegas participaram em atividades dinamizadas pela Biblioteca Escolar.

Os alunos das turmas 2.º A, 2.º B, 2.º D e 2.º E participaram na atividade "Fadas, maravilhosas fadas" e os da turma 2.º C na atividade "Histórias com (alguma) ciência".

Na atividade "Fadas, maravilhosas fadas", os alunos foram convidados a explorar a poesia através da leitura, da criação e da partilha em grupo, com recurso ao livro “As Fadas Verdes, de Matilde Rosa Araújo.

Num primeiro momento, os alunos foram convidados a escutar o verde. Depois, as palavras foram surgindo para dar resposta à questão: «Se o verde pudesse falar, que palavras diria?». Cada aluno escreveu apenas uma palavra, em papel e no computador, que foi projetada em suporte digital sob a forma de uma nuvem de palavras no Mentimeter.




Seguidamente, em pequenos grupos, os alunos construíram poemas a partir de versos recortados, organizando-os e ilustrando-os.

Depois, confrontaram os seus poemas com o original, "A dança", do livro “As Fadas Verdes”, de Matilde Rosa Araújo, identificando semelhanças e diferenças.

Na fase seguinte, os alunos prepararam leituras corais, explorando diferentes formas de leitura expressiva, o ritmo e a entoação, com o apoio de orientações visuais.

A atividade culminou com a apresentação das leituras em voz alta, perante a turma, onde os colegas participaram como ouvintes atentos e expressaram a sua reação através de cartões com emojis, incentivando a escuta ativa e o respeito pelo trabalho dos outros.



A atividade "Histórias com (alguma) ciência" teve início com a audição da história “O ladrão de Sol”, de Alice Hemming e Nicola Slater.

Depois, os alunos foram organizados em pares e responderam a um quiz para consolidar a compreensão da história.

Em seguida, organizados em pequenos grupos, os alunos prepararam uma dramatização da obra, distribuindo papéis e ensaiando a apresentação.

A atividade foi concluída numa sessão posterior, realizada em articulação com a professora titular de turma. No dia 26 de junho, num momento de partilha, cada grupo apresentou a sua recriação/dramatização à turma e deu a conhecer a "Lição do Pássaro".

E assim tornámos a leitura uma experiência enriquecedora, prazerosa e fundamental no percurso de aprendizagem de todas as crianças.


Publicado pela professora bibliotecária Maria Isabel Matias

22 de junho de 2026

“Espelhos de Leitura” aproximam famílias e promovem o gosto pela leitura – 3.º D

A Biblioteca Escolar foi palco, no passado dia 12 de junho, de uma manhã repleta de entusiasmo, partilha e espírito de equipa com a realização da atividade “Espelhos de Leitura”, desenvolvida em parceria com a professora titular da turma 3.º D, Ana Catarina Guerreiro.

O desafio começou em casa, onde os alunos e os seus encarregados de educação mergulharam na leitura de uma obra escolhida pelos próprios alunos. No dia da atividade, as famílias aceitaram o convite para regressar à escola e juntar-se às equipas que partilhavam a mesma leitura, transformando a Biblioteca Escolar num verdadeiro espaço de encontro entre livros, leitores e gerações.

As equipas foram constituídas a partir das obras lidas: “O Soldado João”, de Luísa Ducla Soares; “A Revolta dos Alfinetes”, de Alexandre Honrado; “A Verdadeira Vida da Formiga Rabiga”, de Violeta Figueiredo e “Espanta-Pardais”, de Maria Rosa Colaço.



Ao longo do concurso, os participantes colocaram à prova os seus conhecimentos através de um questionário interativo online, realizado na plataforma digital Kahoot, com questões de verdadeiro ou falso, escolha múltipla e frases lacunares, demonstrando uma leitura atenta e um excelente trabalho de colaboração entre alunos e familiares.

Entre respostas acertadas, momentos de concentração e muitas demonstrações de apoio, a atividade decorreu num ambiente de grande envolvimento e boa disposição. O empenho e o interesse revelados por todos os participantes confirmaram o sucesso desta iniciativa, que valorizou a leitura como uma experiência partilhada e reforçou a ligação entre a escola e as famílias.


Porque ler é ainda mais gratificante quando se partilha, os “Espelhos de Leitura” refletiram não apenas o conhecimento das obras, mas também o prazer de descobrir histórias em conjunto.



Publicado pela professora bibliotecária Maria Isabel Matias

4 de maio de 2026

"Quanto vale a amizade" - Turma 2.º D

No passado dia 26 de fevereiro de 2026, a turma do 2.º D participou na atividade “Quanto vale a amizade?”, dinamizada no âmbito do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar.
A sessão teve como ponto de partida a leitura da obra “Quanto vale a amizade?”, de Maria Lúcia Carvalhas, que despertou a curiosidade e o interesse dos alunos para o tema da amizade.
Numa primeira fase, os alunos exploraram edições bilingues do livro, disponíveis na biblioteca escolar (português/ucraniano e português/romeno), valorizando assim a diversidade linguística e cultural. Seguiu-se a leitura em voz alta, a identificação das ideias-chave e a partilha de interpretações sobre a história.
Inspirados pela narrativa, os alunos deram asas à sua criatividade, escrevendo textos de opinião e ilustrando-os de forma original e expressiva.
Ao longo da atividade, houve também espaço para treinar diferentes modalidades de leitura — silenciosa e em voz alta — promovendo o desenvolvimento das competências leitoras.
Os trabalhos realizados encontram-se expostos na biblioteca escolar e podem ainda ser apreciados na apresentação digital criada no Genially, aqui.

Convidamos os alunos de outras turmas a descobrir estes trabalhos e a refletir sobre uma questão tão especial: afinal, quanto vale a amizade?
Publicado pela professora bibliotecária Maria Isabel Matias

Leitura de poesia – Turmas 1.º E e 1.º C

No dia 16 de abril de 2026, após a devolução e a requisição de livros para leitura domiciliária, a professora bibliotecária leu o poema “Abecedário sem juízo”, de Luísa Ducla Soares para os alunos da turma do 1.º E, na sessão das 11h e turma 1.º C, às 14h 30.

A leitura do poema “Abecedário sem juízo”, de Luísa Ducla Soares foi acompanhada de cartões com as letras que os alunos organizaram à medida que era referida no poema e que resultou na ordenação das letras do abecedário. 

Publicado pela professora bibliotecária Maria Isabel Matias

30 de abril de 2026

Leitura em Família – Visita à biblioteca escolar e exploração de livros – Pais/encarregados de educação das crianças do pré-escolar

No âmbito da campanha de sensibilização dirigida às famílias das crianças do pré-escolar dos jardins de infância do Fojo e da Escola Básica Major David Neto, integrada no Programa Leitura em Família do Plano Nacional de Leitura 2027, a professora bibliotecária dinamizou, no dia 25 de março de 2026, pelas 16 horas, uma visita guiada à biblioteca escolar.

Durante esta sessão, demos a conhecer a organização dos livros e a diversidade temática e editorial existente na biblioteca. Apresentámos também obras adequadas a crianças dos 3 aos 5 anos e abordámos a importância da criação de rotinas diárias de leitura em família, destacando os seus benefícios para o desenvolvimento das crianças. Foi ainda reforçada a relevância da leitura em casa e da existência de modelos leitores no contexto familiar.

Contámos com a presença especial de um aluno do 4.º ano, turma F, irmão de uma criança do pré-escolar, que leu em voz alta o álbum ilustrado “Papá, por favor, apanha-me a Lua”, de Eric Carle, proporcionando um momento de partilha muito apreciado por crianças e adultos.

O livro que os adultos nos mostram foi escolhido pelas próprias crianças, que prontamente selecionaram o seu preferido nas prateleiras destinadas à pré-leitura e à leitura inicial.

 

Publicado pela professora bibliotecária Maria Isabel Matias

29 de abril de 2026

“Ouvir-te a Ler” – Turma 2.º C

No dia 25 de março de 2026, pelas 14h30, a sra. Cátia, mãe de um aluno da turma 2.º C, deslocou-se à biblioteca da Escola Básica Major David Neto para partilhar a leitura em voz alta de uma história com a turma do seu filho.

A sessão contribuiu para o desenvolvimento do gosto pela leitura e para o reforço das competências de compreensão leitora, ao mesmo tempo que valorizou a participação das famílias na vida escolar.

A biblioteca escolar convida outros pais e encarregados de educação a associarem-se a esta iniciativa, partilhando leituras e experiências com os nossos alunos.


Publicado pela professora bibliotecária Maria Isabel Matias

“Ouvir-te a Ler” – Turma 3.º A

No dia 25 de março de 2026, pelas 13h30, a sra. Patrícia, mãe de uma aluna da turma 3.º A, deslocou-se à biblioteca da Escola Básica Major David Neto para dinamizar uma sessão de leitura em voz alta para a turma da sua filha.

A obra escolhida foi “O Principezinho”, de Antoine de Saint-Exupéry.

Esta sessão de leitura em voz alta, realizada por uma mãe, revelou-se muito enriquecedora, permitindo aos alunos desenvolver o gosto pela leitura, reforçar a compreensão leitora e valorizar o envolvimento da família no seu percurso escolar.

A biblioteca escolar convida outros pais e encarregados de educação a participarem nesta iniciativa, partilhando leituras e experiências com os nossos alunos.


Publicado pela professora bibliotecária Maria Isabel Matias

“Imagens piratas” – Turma 2.º A

No dia 10 de março de 2026, os alunos da turma 2.º A acompanhados pela professora titular de turma iniciaram a atividade “Imagens piratas”, na biblioteca escolar. Nesta primeira sessão, os alunos tiveram a oportunidade de reconhecer semelhanças e diferenças na linguagem visual de quatro ilustradores, através da observação/leitura de diversas ilustrações. Para tal, a professora bibliotecária selecionou vários livros ilustrados por André Letria, Danuta Wojciechowska, Joana Quental e Paulo Galindro e dispôs os livros abertos em cima das mesas para os alunos reconhecerem traços gráficos característicos de cada ilustração. Em grande grupo, os alunos selecionaram de entre o conjunto de ilustrações disponibilizadas, as que foram realizadas pelo mesmo ilustrador. Debatemos as razões das escolhas e com a orientação da professora titular de turma identificaram as respostas corretas e apresentaram os títulos das obras a que pertencem.


Na segunda sessão realizada no dia 14 de abril de 2026, cada aluno escreveu um texto, a partir do título da obra “O que eu quero ser…”, de José Jorge Letria e depois convidou um colega para ilustrar o seu texto.


Os trabalhos produzidos pelos alunos encontram-se expostos à entrada da biblioteca escolar.


Publicado pela professora bibliotecária Maria Isabel Matias

24 de abril de 2026

“Leitura orientada” – Turma 2.º C

No dia 6 de março de 2026, os alunos da turma 2.º C, acompanhados pela respetiva professora titular, participaram, na biblioteca escolar, numa atividade de leitura orientada, utilizando dezasseis exemplares da obra "O Grufalão", de Julia Donaldson.

A atividade permitiu promover o gosto pela leitura, a compreensão do texto e a partilha de ideias entre os alunos, num ambiente participativo e motivador.

Publicado pela professora bibliotecária Maria Isabel Matias

“Respeitar os direitos de autor” – Turma 4.º F

No dia 6 de março de 2026, os alunos da turma 4.º F, acompanhados pela respetiva professora titular, participaram na atividade “Respeitar os direitos de autor”.

Nesta sessão de formação de utilizadores, foram abordadas questões relacionadas com o livro e os seus autores. Os alunos ficaram a conhecer melhor o conceito de direitos de autor e tiveram ainda a oportunidade de aplicar conhecimentos sobre a elaboração de citações segundo a norma APA.

Esta atividade revelou-se muito pertinente, contribuindo para o desenvolvimento de competências de literacia da informação e para a valorização do trabalho dos autores.

Publicado pela professora bibliotecária Maria Isabel Matias

Palestra “Hospital sem medo”- Turma 3.º C

No dia 5 de março de 2026, pelas 13h30, a sra. Susana Albuquerque, mãe de um aluno da turma 3.º C, deslocou-se à biblioteca da Escola Básica Major David Neto para dinamizar uma palestra subordinada ao tema “Hospital sem medo”.
A atividade foi dirigida aos alunos da turma 3.º C, que participaram acompanhados pela professora titular.
Esta iniciativa revelou-se muito enriquecedora, permitindo aos alunos esclarecer dúvidas, reduzir receios associados ao contexto hospitalar e adquirir conhecimentos importantes sobre cuidados de saúde.
A biblioteca escolar agradece à sra. Susana Albuquerque pela sua disponibilidade, à professora titular da turma 3.º C pela colaboração e a todos os participantes pelo interesse e envolvimento demonstrados.

Publicado pela professora bibliotecária Maria Isabel Matias

20 de abril de 2026

Novidades – livros novos para todos!

Graças ao programa “Leitura em Família” do Plano Nacional de Leitura2027, a biblioteca recebeu várias novidades: banda desenhada, livros sobre democracia, rios, lendas e contos .
Os alunos já começaram a explorá-los e a levá-los para casa.
Venham descobrir estas novidades e partilhar momentos de leitura em família!

Publicado pela professora bibliotecária Maria Isabel Matias

27 de março de 2026

Apresentação de livros – Turma 1.º E

No dia 26 de fevereiro de 2026, alguns alunos da turma 1.º E participaram numa atividade de apresentação oral de livros, partilhando com os colegas, a professora titular de turma e a professora bibliotecária as histórias que leram em casa com o apoio da família.

Durante a sessão, os alunos recontaram as histórias com base nas ilustrações dos livros, demonstrando empenho, criatividade e gosto pela leitura.

Esta atividade constituiu um importante momento de desenvolvimento da expressão oral e de valorização do contacto com o livro, reforçando a ligação entre a escola e a família no percurso leitor das crianças.


Publicado pela professora bibliotecária Maria Isabel Matias

“Quartas de Poesia” – Turma PreMDNA

A poesia ganhou voz na Escola Básica Major David Neto.

A Turma A da Educação Pré-Escolar da Escola Básica Major David Neto realizou uma atividade muito especial de partilha com cinco turmas do 1.º Ciclo. As crianças apresentaram dois poemas de autores consagrados da literatura portuguesa: um de Eugénio de Andrade e outro de Fernando Pessoa.


Clique na seguinte hiperligação para ver mais https://view.genially.com/69b3e5fef4037621d487bbb8/presentation-quartas-de-poesia-turma-premdna

Para além da recitação, os alunos surpreenderam os colegas mais velhos ao cantar os mesmos poemas, transformando a poesia num momento de expressão artística, alegria e envolvimento.

Esta iniciativa contribuiu para o reforço das competências pré-leitoras das crianças, estimulando a consciência fonológica, o gosto pela palavra e pela leitura desde cedo. Ao mesmo tempo, permitiu uma verdadeira articulação entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo, promovendo a partilha de aprendizagens e experiências entre os dois níveis de ensino.

A atividade decorreu nas salas de aula das turmas 4.º F e 1.º C, no dia 25 de fevereiro de 2026, e na biblioteca escolar com a turma 1.º A, no dia 4 de março de 2026; 1.º E, no dia 5 de março de 2026; e 1.º D, no dia 25 de março de 2026, proporcionando diferentes momentos de encontro entre as crianças e reforçando o papel da biblioteca como espaço de aprendizagem, cultura e descoberta.

Foi, sem dúvida, uma experiência enriquecedora para todos os participantes, na qual a poesia uniu diferentes idades através da música, da palavra e da imaginação.

Publicado pela professora bibliotecária Maria Isabel Matias

“Miúdos a Votos”- Resultados eleitorais a nível de escola 2026

Em 2026, os livros mais votados pelos alunos da Escola Básica Major David Neto foram:
1.º lugar – “Não abras este livro”, de Andy Lee, com 73 votos;
2.º lugar – “Trincas o monstro dos livros”, de Emma Yarlett, com 46 votos;
3.º lugar – “Coelho vs. Macaco”, de Jamie Smart, com 45 votos;
Os resultados eleitorais da Escola Básica Major David Neto, na iniciativa “Miúdos a Votos 2026”, encontram-se registados no seguinte registo.
No dia 25 de março de 2026, os alunos da turma 4.º B divulgaram os resultados nas salas de aula das doze turmas do 1.º ciclo participantes na votação.
Nesta iniciativa, os alunos foram chamados a eleger os livros de que mais gostam, aprendendo para que serve e como se organiza um processo eleitoral.
Parabéns a todos os alunos e professoras titulares das turmas 4.º A, 4.º B, 4.º F, 3.º A, 3.º B, 3.º C, 3.º D, 2.º A, 2.º B, 2.º C, 2.º D e 2.º E pela participação!

Publicado pela professora bibliotecária Maria Isabel Matias

“Miúdos a Votos”: Contagem dos votos – Turma 4.º B

No dia 25 de março de 2026, dois grupos de cinco alunos da turma do 4.º B assumiram a importante missão de contar os votos. Com empenho, rigor e espírito de equipa levaram a cabo esta tarefa com grande dedicação.

No interior das urnas, foram encontrados 255 boletins de voto, que os alunos organizaram de acordo com os títulos dos livros candidatos. Após a contagem, registaram-se 249 votos válidos, 3 votos em branco e 3 votos nulos.

No final, todos os boletins de voto foram devidamente guardados na urna.
A iniciativa “Miúdos a Votos” entusiasmou os nossos alunos, incentivando não só o gosto pela leitura, mas também a participação cívica ativa e responsável.

Publicado pela professora bibliotecária Maria Isabel Matias

26 de março de 2026

“Miúdos a Votos” – Votação – Turmas do 2.º, 3.º e 4.º ano

No dia 24 de março de 2026, os alunos das turmas 4.º F, 2.º A, 3.º D, 2.º E, 2.º B, 2.º C, 3.º C, 2.º D, 3.º B, 4.º A, 4.º B e 3.º A da Escola Básica Major David Neto votaram no seu livro preferido, na biblioteca escolar.

Nas mesas de voto estiveram alunos da turma 4.º B, organizados pela professora titular em cinco grupos de três elementos. As duas mesas de voto funcionaram das 9h00 às 12h00 e das 13h30 às 15h30.

As listas das turmas serviram como cadernos eleitorais.

Os quinze membros das mesas de voto, alunos da turma 4.º B, desempenharam as suas funções com responsabilidade, garantindo a liberdade de voto dos colegas, que se deslocaram à biblioteca escolar acompanhados da respetiva professora titular. Procederam, ainda, à verificação da identidade dos votantes, assinalando a sua participação nas listas das turmas.

Ao longo do dia, a votação decorreu com normalidade e de forma muito positiva.

Um agradecimento especial a todas as professoras titulares das turmas participantes pela sua colaboração e pelo envolvimento nas eleições de “Miúdos a Votos 2026”.

Publicado pela professora bibliotecária Maria Isabel Matias