Nos dias 18 e 19 de junho de 2026, os alunos das cinco turmas do 2.º ano de escolaridade participaram no Diagnóstico da Fluência Leitora.
A avaliação foi realizada individualmente pelas cinco
professoras titulares de turma. Enquanto cada aluno realizava o seu
diagnóstico, os restantes colegas participaram em atividades dinamizadas pela
Biblioteca Escolar.
Os alunos das turmas 2.º A, 2.º B, 2.º D e 2.º E
participaram na atividade "Fadas,
maravilhosas fadas" e os da turma 2.º C na atividade "Histórias com (alguma) ciência".
Na atividade "Fadas,
maravilhosas fadas", os alunos foram convidados a explorar a poesia
através da leitura, da criação e da partilha em grupo, com recurso ao livro “As Fadas Verdes”, de Matilde
Rosa Araújo.
Num primeiro momento, os alunos foram convidados a
escutar o verde. Depois, as palavras foram surgindo para dar resposta à
questão: «Se o verde pudesse falar, que palavras diria?». Cada aluno escreveu
apenas uma palavra, em papel e no computador, que foi projetada em suporte
digital sob a forma de uma nuvem de palavras no Mentimeter.
Seguidamente, em pequenos grupos, os alunos
construíram poemas a partir de versos recortados, organizando-os e
ilustrando-os.
Depois, confrontaram os seus poemas com o original, "A dança", do livro “As
Fadas Verdes”, de Matilde Rosa Araújo, identificando semelhanças e
diferenças.
Na fase seguinte, os alunos prepararam leituras
corais, explorando diferentes formas de leitura expressiva, o ritmo e a
entoação, com o apoio de orientações visuais.
A atividade culminou com a apresentação das leituras
em voz alta, perante a turma, onde os colegas participaram como ouvintes
atentos e expressaram a sua reação através de cartões com emojis, incentivando
a escuta ativa e o respeito pelo trabalho dos outros.
A atividade "Histórias
com (alguma) ciência" teve início com a audição da história “O ladrão de Sol”, de Alice Hemming e
Nicola Slater.
Depois, os alunos foram organizados em pares e
responderam a um quiz para consolidar a compreensão da história.
Em seguida, organizados em pequenos grupos, os alunos
prepararam uma dramatização da obra, distribuindo papéis e ensaiando a
apresentação.
A atividade foi concluída numa sessão posterior,
realizada em articulação com a professora titular de turma. No dia 26 de junho,
num momento de partilha, cada grupo apresentou a sua recriação/dramatização à
turma e deu a conhecer a "Lição do Pássaro".
E assim tornámos a leitura uma experiência
enriquecedora, prazerosa e fundamental no percurso de aprendizagem de todas as
crianças.






Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pela sua participação.
A sua opinião é muito importante para a melhoria dos serviços da biblioteca escolar.
A professora bibliotecária
Maria Isabel Matias