27 de junho de 2026

Diagnóstico da Fluência Leitora – Turmas do 2.º ano – 2026

Nos dias 18 e 19 de junho de 2026, os alunos das cinco turmas do 2.º ano de escolaridade participaram no Diagnóstico da Fluência Leitora.

A avaliação foi realizada individualmente pelas cinco professoras titulares de turma. Enquanto cada aluno realizava o seu diagnóstico, os restantes colegas participaram em atividades dinamizadas pela Biblioteca Escolar.

Os alunos das turmas 2.º A, 2.º B, 2.º D e 2.º E participaram na atividade "Fadas, maravilhosas fadas" e os da turma 2.º C na atividade "Histórias com (alguma) ciência".

Na atividade "Fadas, maravilhosas fadas", os alunos foram convidados a explorar a poesia através da leitura, da criação e da partilha em grupo, com recurso ao livro “As Fadas Verdes, de Matilde Rosa Araújo.

Num primeiro momento, os alunos foram convidados a escutar o verde. Depois, as palavras foram surgindo para dar resposta à questão: «Se o verde pudesse falar, que palavras diria?». Cada aluno escreveu apenas uma palavra, em papel e no computador, que foi projetada em suporte digital sob a forma de uma nuvem de palavras no Mentimeter.




Seguidamente, em pequenos grupos, os alunos construíram poemas a partir de versos recortados, organizando-os e ilustrando-os.

Depois, confrontaram os seus poemas com o original, "A dança", do livro “As Fadas Verdes”, de Matilde Rosa Araújo, identificando semelhanças e diferenças.

Na fase seguinte, os alunos prepararam leituras corais, explorando diferentes formas de leitura expressiva, o ritmo e a entoação, com o apoio de orientações visuais.

A atividade culminou com a apresentação das leituras em voz alta, perante a turma, onde os colegas participaram como ouvintes atentos e expressaram a sua reação através de cartões com emojis, incentivando a escuta ativa e o respeito pelo trabalho dos outros.



A atividade "Histórias com (alguma) ciência" teve início com a audição da história “O ladrão de Sol”, de Alice Hemming e Nicola Slater.

Depois, os alunos foram organizados em pares e responderam a um quiz para consolidar a compreensão da história.

Em seguida, organizados em pequenos grupos, os alunos prepararam uma dramatização da obra, distribuindo papéis e ensaiando a apresentação.

A atividade foi concluída numa sessão posterior, realizada em articulação com a professora titular de turma. No dia 26 de junho, num momento de partilha, cada grupo apresentou a sua recriação/dramatização à turma e deu a conhecer a "Lição do Pássaro".

E assim tornámos a leitura uma experiência enriquecedora, prazerosa e fundamental no percurso de aprendizagem de todas as crianças.


Publicado pela professora bibliotecária Maria Isabel Matias

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela sua participação.
A sua opinião é muito importante para a melhoria dos serviços da biblioteca escolar.

A professora bibliotecária
Maria Isabel Matias