22 de junho de 2026

“Espelhos de Leitura” aproximam famílias e promovem o gosto pela leitura – 3.º D

A Biblioteca Escolar foi palco, no passado dia 12 de junho, de uma manhã repleta de entusiasmo, partilha e espírito de equipa com a realização da atividade “Espelhos de Leitura”, desenvolvida em parceria com a professora titular da turma 3.º D, Ana Catarina Guerreiro.

O desafio começou em casa, onde os alunos e os seus encarregados de educação mergulharam na leitura de uma obra escolhida pelos próprios alunos. No dia da atividade, as famílias aceitaram o convite para regressar à escola e juntar-se às equipas que partilhavam a mesma leitura, transformando a Biblioteca Escolar num verdadeiro espaço de encontro entre livros, leitores e gerações.

As equipas foram constituídas a partir das obras lidas: “O Soldado João”, de Luísa Ducla Soares; “A Revolta dos Alfinetes”, de Alexandre Honrado; “A Verdadeira Vida da Formiga Rabiga”, de Violeta Figueiredo e “Espanta-Pardais”, de Maria Rosa Colaço.



Ao longo do concurso, os participantes colocaram à prova os seus conhecimentos através de um questionário interativo online, realizado na plataforma digital Kahoot, com questões de verdadeiro ou falso, escolha múltipla e frases lacunares, demonstrando uma leitura atenta e um excelente trabalho de colaboração entre alunos e familiares.

Entre respostas acertadas, momentos de concentração e muitas demonstrações de apoio, a atividade decorreu num ambiente de grande envolvimento e boa disposição. O empenho e o interesse revelados por todos os participantes confirmaram o sucesso desta iniciativa, que valorizou a leitura como uma experiência partilhada e reforçou a ligação entre a escola e as famílias.


Porque ler é ainda mais gratificante quando se partilha, os “Espelhos de Leitura” refletiram não apenas o conhecimento das obras, mas também o prazer de descobrir histórias em conjunto.



Publicado pela professora bibliotecária Maria Isabel Matias

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela sua participação.
A sua opinião é muito importante para a melhoria dos serviços da biblioteca escolar.

A professora bibliotecária
Maria Isabel Matias